segunda-feira, 27 de agosto de 2007

AS ABELHAS ESTÃO MORRENDO

"Se a abelha desaparecer da superfície do Planeta então ao homem restariam apenas quatro anos de vida. Com o fim das abelhas, acaba a polinização, acabam as plantas, acabam os animais, acaba o homem."
Albert Einstein



Esta previsão apocalíptica de Einstein parece se tornar real a cada dia. Por motivos desconhecidos, as populações de abelhas n a Alemanha estão desaparecendo.
Nos Estados Unidos, as abelhas estão morrendo em números tão assustadores, que as conseqüências econômicas poderão em breve ser catastrófica. Ninguém sabe o que está causando a morte das abelhas.

As abelhas são polinizadores naturais, em suas patinhas elas saem distribuindo os poléns que nelas grudam de planta em planta, efetivando a multiplicidade genética planta por planta. É fundamental a diversidade nesse ¨trabalhinho¨ da natureza,é como se cada espécie atendesse a um determinado grupo de plantas( pelo seu formato,tamanho,hábito ou outra particularidade.) Diz o ditado: ¨não existe um bom soldado sem um bom fuzil¨, pois a abelha é um dos fuzís que a natureza dispõe para multiplicar e conservar harmonicamente a flora.


Em visita feita à chapada do Araripe (divisa entre Pernambuco e Ceará) recentemente , notei a presença maciça de apicultores profissionais , pessoas que percorrem os quatro cantos do país implantando suas caixinhas quadradas e milimetricamente dimensionada para abrigar as abelhas euro- africanizadas, que tem a característica de espoliar e expulsar as abelhas nativas que são dóceis ( não possuem ferrão e não podem se defender),
É a monocultura da abelha que atropela a biodiversidade, sem a multiplicidade de raças , as espécies ficam a mercê dos contratempos da natureza, diminuindo as possibilidades de defesa que cada indivíduo possui ...e parece que Einstein já sabia disso.

**Nos estados unidos, suspeita-se que o cultivo intenso dos transgênicos seja um dos responsáveis pela mortandade das abelhas.


(clique aqui ) para aprender mais sobre as diferentes espécies de abelhas
(clique aquí ) para aprender mais sobre as abelhas.

Nenhum comentário: